sexta-feira, 1 de junho de 2007

A Biblioteca

Bibliothèque du Roi, Bibliothèque Nationale, Biblioteca Nazionale di Parigi
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/bibliothequeduroi.php


Boullée inaugura a segunda geração das edificações de bibliotecas, apresentando em seus projetos o exercício à consagração de dar forma a um relicário, a um conservatório das experiências expressadas pelo homem, transportando seus usuários a um lugar sublime, mas mantendo em destaque o espaço do acervo. No que se refere à bibliotecas o estilo boulleano se caracteriza por apresentar um formato alongado como um largo corredor que mantém intermináveis estantes onde o usuário deve buscar a obra.
Na obra Nouvelles Alexandrias, Boullée criou um estabelecimento cultural do gênero basílica ao deixar aparente as obras para que os usuários pudessem admirá-las e serem por elas seduzidos, o qual tornava irresistível o contato visual mas mantinha os leitores fisicamente distantes do acervo separados por uma mureta que os intimidava, pela grandiosidade projetada pelo estilo que valorizava a metáfora da biblioteca como memória do mundo destacando o sentido de preservação e conservação – valor de uso.


A iluminação pela luz natural também era fator condicionante da leitura, haja visto que os usuários concentravam-se no espaço iluminado e há uma ausência de claridade ao fundo, problemas que, possivelmente, não foram solucionados pelo estilo boulleano.

A Pirâmide

Boullée: Necrópole Fúnebre / Spiral Tower- Torre a spirale
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/spiraltower.php

Nos trabalhos de Boullée verificaremos que a imagem mais forte é a da pirâmide. Na sua obra as pirâmides aparecem sob as mais diversas configurações estéticas e imaginárias: sob formas de conjugação com outras formas e associações em distintos projetos.
Sendo assim,não se tratavam de réplicas da antiguidade clássica nem eram vistas como modelo ideal (como no renascimento) e sim tratavam-se de inovações baseadas em imagens do passado. De onde teria vindo e qual o significado desta imagem? A imagem utilizada no presente é sempre uma imagem que se utiliza para destruir, recompor ou reestruturar uma outra determinada imagem, mas que se quer destruir e substituir. No caso específico do século XVIII, a imagem predominante a ser transformada é a imagem dos projetos que utilizam elementos greco-romanos, ou seja, é a imagem utilizada no Renascimento, no Barroco, enfim, é a imagem permanente de uma civilização cristã que se consubstancia na fusão desses dois elementos originários da Grécia e Roma, para a execução das suas basílicas e igrejas.

Curiosamente, no entanto, a imagem preferencial da pirâmide, é fundida a elementos clássicos. A pirâmide constitui o arquétipo de referência tornado conciliador com a inclusão de um diálogo com as formas clássicas mostrando assim que existe uma forma fundamental e que esta forma pode secundariamente abrigar as formas conhecidas do passado clássico.
Boullée faz esta associação, como por exemplo no desenho de uma necrópole fúnebre, um tema a partir do qual nasce o protótipo para o novo cemitério cívico, aonde há uma arcada romana perfurando a pirâmide e um templo abrigado também no seu interior. É a mesma imagem da gestação dos objetos clássicos através de uma civilização anticlássica.
Em outros desenhos de Boullée, a forma piramidal é substituída por um tronco de cone, tal como no projeto de um farol de orientação dos navios. A imagem deste projeto vem através das descrições dos tradutores historiográficos romanos.

O Cenatófio

Projeto de um cenotáfio para Isaac Newton
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne-Louis_Boull%C3%A9e
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/newtonscenotaph.php

É no espírito das luzes que vive Etienne- Louis Boullée ; um visionário arquiteto neoclássico francês, que teve grande influência em sua geração.
Por serem, muitas vezes, inconcebíveis, seja devido às escalas exageradas, falta de recursos financeiros,ou a precariedade técnica da época, a maior parte dos edifícios que projetou ficaram apenas no papel.
Sendo assim, sua obra teórica é mais profícua que seus projetos arquitetônicos.


O melhor exemplo desse estilo boulleano foi o projeto de um cenotáfio para Isaac Newton em 1790,que teria a forma de uma esfera com 150m de diâmetro firmemente incrustada numa base circular ornada com ciprestes. Cria uma ambiência esférica interior que também apresenta buracos no teto com entradas de luz natural que representam um céu estrelado real. O monumento representaria o universo.

Boullée por Boullée



City gate, Porta della città/City gate with guns - Porta della città con cannoni
Square Temple - Tempio quadrato/Newton's Cenotaph - Cenotafio di Newton
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/squaretemple.php
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/citygate2.php
http://www.vitruvio.ch/arc/neoclassical/neoclassico_f/citygate.php

Foi como teórico e professor da École Nationale des Ponts et Chaussées , entre 1778 e 1788 que Boullée causou impacto, desenvolvendo um estilo racional, geométrico e abstrato, inspirado nas formas clássicas.
O ideal de Boullée era uma arquitetura de nobreza majestosa, um efeito que ele procurou conseguir através da combinação de grandes massas simples.
Sua característica principal foi remover toda ornamentação desnecessária , aumentando as formas geométricas para uma escala imensa e repetindo elementos como colunas de forma colossal.


Havia um marcante repúdio à irregularidade, perseguira efeitos sublimes nas massas dos corpos e nos contrastes de luminosidade.
Boullée promoveu o conceito de fazer a arquitetura expressar seus propósitos, o que levou seus detratores a chamá-la de "arquitetura parlante" e a serviço do progresso social e se tornou um dos elementos essenciais da arquitetura de Belas Artes no século XIX .