sábado, 7 de julho de 2007

Arte x Ciência x Lucro



Boullée discordava da definição de Vitrúvio de que a arquitetura é a arte de construir.Pois considerava ser isso, a parte científica da arquitetura e não artística.Acreditava que por não haver distinção entre a ciência e a arte, a arquitetura estaria ainda em sua infância .
Acreditava que o arquiteto, por ficar sobrecarregado por inúmeras demandas e ser forçado a se dedicar aos negócios a que lhe são confiados permanecendo sempre ocupado com as tarefas solicitadas acabava sendo afastado dos progressos da arte já que não podia a ela consagrar todos os momentos necessários. Além disso, o arquiteto acaba se submetendo às vontades e pedidos tanto dos particulares quanto das autoridades que ordenam a construção de monumentos públicos acabando por renunciar as suas belas idéias, já que para ser mantido deveria agradar os clientes. Dessa forma o artista é impedido de ouvir a voz da alma.
Achava que os artistas da arquitetura não adquiriram o grau de perfeição das outras artes.Já que os poetas e pintores têm a vantagem de escolher livremente suas temáticas e como estão mais perto da natureza , suas obras agem mais sobre nossa alma.


"..É necessário, entretanto, concordar que as belezas
da arte não são demonstradas como verdades
matemáticas; e ainda que essas belezas emanem da
natureza, para senti-las e delas fazer aplicações felizes,
é preciso ser dotado das qualidades de que a natureza é avara...”


Nenhum comentário: