sexta-feira, 6 de julho de 2007

A Forma e a Obra


Cenotáfio de Newton
http://gallica.bnf.fr/

A utilização dos sólidos primários era uma característica marcante nas obras de Boullée. Cubos, cones,esferas, cilindros e pirâmides eram constantes nos seus projetos.
Quase não utilizava ornamentação, o que ressaltava ainda mais a pureza e a imponência da forma geométrica.

Em Boullée, as formas significam por si mesmas. Havia um grande fascínio pela esfera, remetia ao sol, ao universo. É centralizada e altamente concentrada.
Contém todas as propriedades dos corpos regulares: simetria exata-nenhum efeito ótico pode jamais alterar a magnífica beleza de sua forma; unidade entre simetria e variedade máxima-somente um dos pontos (da superfície) se oferece perpendicularmente aos nossos olhos; visão da maior superfície -circunstância que faz majestoso o corpo esférico (isto é, em imagem da magnificência); a forma mais simples -sua superfície não tem interrupção alguma; por fim, sua figura é delimitada pelo mais agradável dos contornos). A esfera é imagem da
perfeição; à sua excelência reúnem-se, dentre outras, a simetria e a imagem da ordem
O cenotáfio para Isaac Newton é seu melhor exemplo.
Embora nunca executado, esse projeto circulou entre os principais círculos profissionais da época. A grandiosidade em seus desenhos levou a que ele fosse caracterizado como visionário e megalomaníaco.

Nenhum comentário: